O mundo com o seu olhar.

Outras Perspetivas

Livestream: A ferramenta que leva os eventos aos quatro cantos do mundo

João Lomba

Está já mais que provado que o setor audiovisual cresceu significativamente no confinamento causado pela covid-19. Uma das ferramentas que mais se destaca é, sem dúvida, a transmissão em direto nas redes sociais, mais conhecida por 'livestream'.

Trata-se de uma ferramenta multifacetada, pois são várias as suas vantagens. Com o encerramento ao público forçado em diversas infraestruturas, muitas entidades optaram por este meio.

Uma das áreas que usufruiu desta solução foi o Desporto. Uma vez imposta a proibição de adeptos nas bancadas, as coletividades aderiram às transmissões em direto dos jogos, mantendo assim a ligação com os adeptos.

Para além do setor desportivo, também as cerimónias religiosas, eventos corporativos, galas, entre outros, recorreram às transmissões em direto para chegar ao seu público-alvo, assinalando simbolicamente aqueles que seriam eventos com um grande volume de público.

Em suma, os profissionais do setor audiovisual crêem que os livestreams “vieram para ficar”, uma vez que, com as redes sociais em exponencial crescimento, os diretos alcançam um grande número de pessoas que, em circunstâncias normais, os edifícios não conseguiriam acolher.