O mundo com o seu olhar.

Outras Perspetivas

Domínio .pt cresce 11% no primeiro semestre de 2021

Perspetiva

Entre Janeiro e Junho deste ano, foram registados 53.754 novos domínios .pt, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o .PT, entidade responsável pela gestão deste domínio, o segundo confinamento voltou a acelerar a presença dos portugueses online, resultando num novo pico nos meses de Fevereiro e Março: 10.154 e 10.341 novos domínios .pt, respectivamente.

Considerando apenas Fevereiro e Março, o aumento do registo de domínios .pt foi de mais de 60% face aos mesmos dois meses do ano passado.

Se aos registos directos forem somados os registos realizados através da plataforma Empresa na Hora, o número total refente ao primeiro semestre de 2021 ultrapassa os 73 mil. São mais 5.699 do que na primeira metade de 2020.

«Se no primeiro confinamento já tínhamos verificado um aumento significativo nos registos, neste segundo o reforço da presença dos portugueses na internet voltou a intensificar-se, particularmente nos meses de Fevereiro e Março. Houve uma necessidade clara do lado das empresas em digitalizar os seus negócios e fazer face aos danos provocados pela pandemia», explica Luisa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Directivo do .PT.

A nível europeu, o .pt está entre os três domínios de topo que mais cresceram no ano passado (11%). Somente o domínio .ge, da Geórgia, foi capaz de superar graças a um crescimento de 15%.

Segundo Luisa Ribeiro, a tendência crescente no aumento de registos vem confirmar a abertura dos cidadãos e das empresas à transformação digital. A responsável acredita que a facilidade com que se adaptaram a esta nova realidade «é um bom indicador de que as nossas estruturas reagem positivamente a desafios provocados por crises e que a digitalização será um aliado-chave para a recuperação e a competitividade económica do País».

Fonte: Marketeer